terça-feira, 14 de outubro de 2014

Quando algo nos faz voltar a um lugar especial: Verona!



Nessa semana estou preparando um seminário para o curso de “História da arte com ênfase no teatro”, na UFPE.
Minha grande sorte é que o meu tema é Willian Shakespeare e a peça Romeu e Julieta.
Ano passado, tive a oportunidade de visitar a cidade de Verona, cenário da peça e, hoje, umas das cidades históricas mais bem preservadas da Itália, além de importante ponto turístico.
Agora, relendo a peça (li pela primeira vez aos 17 anos quando somente sonhava em ser mochileira) parece que estou voltando a andar pelas ruas de Verona, contemplar a casa de Julieta, a de Romeu, além das igrejas históricas e todas as ruas preservadas desde o século XV. É algo incrível, desperta lembranças que nos atingem em cheio, todos os nossos sentidos.
 A cidade foi declarada patrimônio da humanidade pela Unesco por causa da sua estrutura urbana e arquitetura: Verona é um maravilhoso exemplo de cidade que se desenvolveu progressivamente e sem interrupções durante dois mil anos, integrando elementos artísticos de altíssima qualidade dos diversos períodos que se seguiram.
Ficou curioso? Interessado em visitar essa linda cidade? Olhe as dicas...
Verona fica na região do Vêneto, a 115 km de outro grande atrativo turístico italiano Veneza, a 80 km de Vicenza (outra cidade que vale muito a pena conhecer e que ainda não está tão lotada de turistas) e a 40 km de Sirmione (cidade pequenina e linda localizada numa península no lago de Garda). Ou seja, fica situada em uma região belíssima.



Qualquer uma das cidades mencionadas pode servir de base para se explorar a região, pois elas são interligadas por trens e ônibus que são frequentes e não muito caros. E além disso, há frequentes trens que ligam a região às principais cidades italianas como Roma, Milão e Florença.
Quando fui, hospedei-me em Vicenza, pois está localizada no meio do caminho entre Verona e Veneza. Assim, além de ficar em uma cidade linda, agradável e tranquila, também economizei tempo e dinheiro com os deslocamentos entre as cidades.
Enfim, toda a região do Vêneto, assim como toda a Itália, é linda. Estive lá várias vezes e recomendo.


Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter: @mochiloterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário