segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Olha Recife: a cidade para seus habitantes

(roteiro "Volta à Ilha", Olha Recife no rio Capibaribe)

Muitas vezes, viajantes conhecem mais cidades estrangeiras que a própria, fazem turismo pelo mundo e muito pouco onde vivem.

Com o intuito de mostrar pontos atrativos da cidade para seus habitantes, a Secretaria de Turismo da Prefeitura do Recife criou o programa “Olha Recife” que consiste em oferecer à população roteiros guiados gratuitos em diversos pontos da cidade, sempre aos sábados e domingos.

(roteiro a pé "Bairro da Soledade")

São mais de 100 roteiros trabalhados, divididos em quatro categorias de acordo com o modal de transporte: de ônibus, de barco, a pé e de bicicleta. O objetivo é despertar o sentimento de pertencimento e  a autoestima do recifense, alertando-o para a necessidade de preservação e conservação da cidade.

(grafites do bairro da Soledade, parada para fotos)

Para participar, o interessado deve consultar o site do OlhaRecife, onde são anunciados os passeios da semana e onde é possível se inscrever, sempre as 6as feiras a partir das 9:00h. As regras para participar estão bem explicadinhas lá. Confira!

Ainda que as vagas não sejam muitas e a demanda enorme, o que pode dificultar as inscrições, vale a pena participar. A dica é: os roteiros a pé e de bicicleta são menos procurados e, apesar de exigir um certo esforço físico, são tão (até mais!) interessantes quanto os que utilizam ônibus ou barco.

(roteiro a pé "Poço da Panela)

Já fiz vários roteiros do Olha Recife e os meus preferidos são os feitos caminhando, pois mostra detalhes da cidade, principalmente de sua arquitetura, que passam despercebidos no cotidiano, além de promover uma interação mais próxima entre o guia, os visitantes e a cidade.

Espero que o projeto se solidifique ainda mais e que as vagas e os passeios sejam ampliados para atender melhor todos os interessados e contribuir para valorizar nossa linda cidade do Recife.


Curta-nos no Facebook, siga-nos no Twitter e no Instagram: @mochiloterapia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário