quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Destinos mochileiros: Eslovênia


   
 
    A Eslovênia é um país situado na Europa central que, no passado, antes da queda do socialismo, fez parte da antiga Iugoslávia. É limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar AdriáticoÉ parte da União Europeia desde 2004 e adotou o Euro como moeda. Brasileiros seguem o mesmo estatuto dos demais países da UE para visitação: passaporte válido por 6 meses e seguro saúde padrão da União Europeia (não precisa visto).
     A capital Liubliana é uma cidade com 270.000 habitantes (também é a cidade mais populosa do país), pequena em consideração às capitais vizinhas, porém muito limpa organizada e, principalmente, bonita. O que chama a atenção é que ela é fruto das construções que remontam ao auge da monarquia Habsburgo (séc XVI). Possui casario elegante que hoje abriga pequenos bistrôs, galerias de arte, lojas interessantes, igrejas com ótima arte e sacra, cafés e bares. É um excelente exemplo de uma cidade delicada e charmosa.

    Além disso, nos arredores da capital, é possível que o visitante conheça ruínas dos impérios romano e bizantino, sem muito deslocamento e com toda a infraestrutura. Existem também charmosos castelos medievais, como o de Bled e vilas históricas intocadas com a de Radovjica, além de uma paisagem natural belíssima. Tudo isso á um curto deslocamento da capital, que pode ser feito por vários ônibus diários, que percorrem excelentes estradas com paisagens deslumbrantes.

    Devido a sua localização privilegiada pode-se ir até Liubliana desde as capitais dos países vizinhos que ficam bem perto. Pode-se ir de trem, ônibus e avião.  Liubliana fica a 243 km de Veneza, a 142 km de Zagreb, a 382 km de Viena e a 461 km de Budapeste. Quando fui, parti da cidade Italiana de Trieste numa viagem de ônibus, com paisagens muito bonitas, que durou pouco mais de 2 horas, muito fácil!
     Em Liubliana existem vários tipos de hospedagem além de hostels muito bons e baratos, lá fiquei em um hostel que considero um dos melhores que já experimentei.

Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter @mochiloterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário