sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Museus virtuais valem a pena?


Para quem quer visitar um grande museu, mas ainda não teve oportunidade, fazer uma visita virtual parece ser uma solução acessível para qualquer um a qualquer hora.
No entanto, a experiência virtual poderia substituir a real?
Bem, no caso de museus cujo conceito principal é a interatividade, reproduzir virtualmente a experiência do visitante pode ser impossível. Em um museu interativo o visitante faz parte da experiência e todos os seus sentidos estão envolvidos na visita, pois ele vê, cheira, toca, ouve e, principalmente, contribui com depoimentos e imagens, por exemplo.

Nesses casos, o mundo virtual serve somente de fonte de informações e propaganda. Dentre esse museus, indico o Museu do Levante de Varsóvia (Polônia), o Cité des Sciences et de l’Industrie (“Cidades das ciências e da indústria”, Paris – França), o Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol (ambos em São Paulo) e os recifenses Cais do Sertão e Paço do Frevo.
No entanto, nos museus tradicionais, naqueles em que o visitante somente contempla um acervo, muitas vezes de valor incalculável, digitalizar imagens das obras e disponibilizá-las na internet pode ser uma boa ideia tanto para o visitante quanto para o museu.
Para o museu porque é uma forma de divulgação que pode atrair mais visitantes e para o visitante porque pode auxiliá-lo no planejamento de sua visita e na escolha do museu a ser visitado. Mas o melhor de tudo, para o internauta, é poder dar uma olhadinha na exposição ou na obra de arte que ainda é sonho.
Acho que agora dá para responder a pergunta do início, e a resposta, ao meu ver, é não, pois nada substitui a experiência real e a originalidade das obras.
Mas se você está planejando um tour cultural, ou ainda está juntando grana para visitar seus museus favoritos, aqui vão algumas sugestões para dar um gostinho e motivar a realização do sonho.

MASP - site no qual se pode ver muitas obras importantes do acervo permanente e das exposições temporárias do Museu de arte de São Paulo.

MUSEO NACIONAL DEL PRADO  - site em espanhol e em inglês com muitas informações sobre o mais importante museu da Espanha com um dos maiores acervos de arte do mundo.

LOUVRE - site oficial do Museu do Louvre, localizado em Paris, com informações em várias línguas e muitas fotos do acervo.

RIJKSMUSEUM - site em holandês e em inglês no qual é possível explorar boa parte de um dos principais museus da Holanda.

GALERIA UFFIZI - site em italiano, espanhol e inglês com informações e exemplos do acervo da Galeria Uffizi (Florença, Itália), maior coleção de de arte renascentista do mundo.

INSTITUTO RICARDO BRENNAND - site que oferece um tour virtual nesse interessante museu recifense com grande acervo de armas brancas, artefatos medievais e obras de arte.

Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter: @mochiloterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário