segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Itamaracá – PE: para redescobrir e preservar!

                                       

       Muito badalada, no passado, a Ilha de Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco, anda meio esquecida, pelos turistas e pelo poder público. No entanto, suas belezas (pelo menos as que restaram) continuam lá e merecem muito ser visitadas.

        Para se chegar lá, a partir de Recife, segue-se pela BR 101 Norte (sentido João Pessoa) até a cidade de Igaraçu, de lá é só seguir as placas indicativas e em poucos minutos, e por estrada asfaltada e boa, chega-se a ponte que dá acesso à ilha.


        Lá, recomendo a visita ao Projeto Peixe-boi, um centro de recuperação e preservação dessa espécie altamente ameaçada, bem como o Forte Orange, recentemente reaberto ao público, depois de anos fechado, e com revitalização já anunciada (torçamos!).

        Para quem quer curtir uma boa praia, acredito que Itamaracá, abrigue o que considero a “joia” do litoral norte pernambucano. Trata-se da Coroa do avião, uma ilhota / banco de areia, de formação relativamente recente, que pode ser vista bem em frente ao forte.  Para chegar lá, usa-se o serviço dos táxis aquáticos, pequenas lanchas que fazem a travessia curta, cerca de 5 minutos e cobram, em média, R$ 13,00 por pessoa, ida e volta.


        Na Coroa, há bons bares de praia, com a obrigatória cervejinha bem gelada e bons petiscos para passar o dia. É um lugar excelente para caminhadas e fotos, principalmente na maré baixa que aumenta, e muito, o tamanho da ilhota. Além disso, para os fãs do banho de mar, as águas são cristalinas, calmas e, o melhor, mornas!





               
        Vale muito a pena visitar a Ilha de Itamaracá. Para quem quer ficar na ilha, existem algumas pousadas e, para quem, não tem carro, agências de Recife fazem o passeio de um dia.

           

Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter @mochiloterapia.

3 comentários:

  1. A ilhota de Coroa do Avião pertence ao município de IgaraSSu, este citado no texto. Dá pra fazer a travessia pela Ilha de Itamaracá, na praia do Forte Orange ;) muito lindo lá, vale muito visitar!

    ResponderExcluir
  2. Para quem não tem carro... tambem tem onibus que vão para ilha (mais barato q passeio)

    ResponderExcluir
  3. http://blogdovavadaluz.com/destaque/saiba-tudo-sobre-laura-mousinho-uma-das-primeiras-doutoras-em-matematica-brasil-joao-batista-nascimento-jbnufpa-br



    ALGUMAS MULHERES DA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA E QUESTÃO DE GÊNERO EM C & T.
    http://sitiodascorujas.blogspot.com.br/2013/06/mulheres-na-matematica.htm

    ResponderExcluir