segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Itamaracá – PE: para redescobrir e preservar!

                                       

       Muito badalada, no passado, a Ilha de Itamaracá, no litoral norte de Pernambuco, anda meio esquecida, pelos turistas e pelo poder público. No entanto, suas belezas (pelo menos as que restaram) continuam lá e merecem muito ser visitadas.

        Para se chegar lá, a partir de Recife, segue-se pela BR 101 Norte (sentido João Pessoa) até a cidade de Igaraçu, de lá é só seguir as placas indicativas e em poucos minutos, e por estrada asfaltada e boa, chega-se a ponte que dá acesso à ilha.


        Lá, recomendo a visita ao Projeto Peixe-boi, um centro de recuperação e preservação dessa espécie altamente ameaçada, bem como o Forte Orange, recentemente reaberto ao público, depois de anos fechado, e com revitalização já anunciada (torçamos!).

        Para quem quer curtir uma boa praia, acredito que Itamaracá, abrigue o que considero a “joia” do litoral norte pernambucano. Trata-se da Coroa do avião, uma ilhota / banco de areia, de formação relativamente recente, que pode ser vista bem em frente ao forte.  Para chegar lá, usa-se o serviço dos táxis aquáticos, pequenas lanchas que fazem a travessia curta, cerca de 5 minutos e cobram, em média, R$ 13,00 por pessoa, ida e volta.


        Na Coroa, há bons bares de praia, com a obrigatória cervejinha bem gelada e bons petiscos para passar o dia. É um lugar excelente para caminhadas e fotos, principalmente na maré baixa que aumenta, e muito, o tamanho da ilhota. Além disso, para os fãs do banho de mar, as águas são cristalinas, calmas e, o melhor, mornas!





               
        Vale muito a pena visitar a Ilha de Itamaracá. Para quem quer ficar na ilha, existem algumas pousadas e, para quem, não tem carro, agências de Recife fazem o passeio de um dia.

           

Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter @mochiloterapia.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Mas já é carnaval??? Mais ou menos!

       
 
       Para muita gente “do Sul”, a impressão que se tem de Recife e Olinda é que o carnaval começa assim que acaba o réveillon (antes de viver aqui também tinha essa ideia!). Mas não é bem assim! Em janeiro começam o que o pessoal daqui chama de “prévias”, ou seja, os blocos e grupos carnavalescos fazem ensaios públicos na rua todos os fins de semana e arrastam muitos foliões que não se aguentam de tanta vontade de brincar o carnaval. E, vamos combinar, o Carnaval daqui é tão bom que não dá para ficar só nos 5 dias oficiais, né?


        Muitos habitantes daqui, inclusive, preferem as prévias ao carnaval em si, pois são mais tranquilas e com menos gente (mas não espere ruas vazias!!!). Minha dica é: se você quer ter uma experiência do carnaval pernambucano mas não gosta de multidões, venha para cá nesse período. É muito bom, seguro, mais tranquilo que o carnaval oficial e, principalmente, divertido.

        As prévias públicas acontecem, todos os domingos, começam de tarde e invadem a noite, no centro histórico de Olinda e no Recife Antigo. Como o nome diz, são públicas, isto é, grátis. Você só gasta com o transporte (sugiro ônibus ou taxi, não vá de carro próprio!) e com as cervejinhas e comidinhas típicas que são vendidas!


       Venha cantar as marchinhas, pular com o frevo e sentir alma acelerar com o maracatu! É lindo!!!

       Observação: fotos da primeira prévia de 2015, tiradas no centro histórico de Olinda.


Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter @mochiloterapia.