sexta-feira, 6 de junho de 2014

Orçamento: a difícil (mas não impossível!) arte de economizar para viajar.


Uma reclamação que sempre ouço é “gostaria de viajar, mas está faltando grana!”.
Existem pouquíssimas pessoas no mundo que possuem tudo o que querem e não precisam ter que decidir nada. Se você, assim como eu, não é um desses, sugiro um pouco de disciplina.
Se realmente quer viajar, faça de sua viagem um projeto e uma prioridade. Se já sabe o destino, pesquise sobre os custos de visitar esse lugar, pois existem lugares bem caros e outros nem tanto. Se não dispõe de muito, escolha um destino mais barato. Não necessariamente significa uma viagem menos proveitosa ou divertida.
Feito isso, faça uma estimativa de seus gastos diários (hospedagem, alimentação, deslocamentos, diversão) e coloque uma margem de segurança de cerca de 20%.
Quando já tiver ideia de quanto irá precisar, daí vem a parte mais difícil: a disciplina. Se você é daqueles que não pode ver nada em uma vitrine, fica difícil, mas se quiser realmente realizar sua viagem, imponha-se uma meta de economizar para ela. E comece com a maior antecedência possível, quanto mais cedo começar a economizar e a planejar, menos imprevistos aparecerão.
O que eu faço é abrir uma poupança específica que o projeto e uma planilha de quanto devo e posso economizar por mês.  Primeiro junto a grana e depois viajo. Assim, evito ter pagar pela viagem depois dela. O que importa é você saber que, com disciplina, é possível realizar o seu sonho de conhecer qualquer lugar.
Seu eu já consegui, você também consegue. Foco!


Curta-nos no Facebook. Siga-nos no Twitter: @mochiloterapia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário